"Não há fim à vista" para o aumento dos gases de efeito estufa, diz agência meteorológica da ONU

Alerta surge semanas antes de líderes mundiais se reunirem em Dubai para a conferência anual da ONU sobre o clima, a COP28

15 nov 2023 - 15h52
(atualizado às 23h04)
Foto: Getty Images

A concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu um recorde no ano passado, afirmou nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), alertando que "não há fim à vista" para essa tendência.

O alerta surge semanas antes de líderes mundiais se reunirem em Dubai para a conferência anual da ONU sobre o clima, a COP28, que verá governos pressionando por uma maior ação climática, incluindo uma possível eliminação progressiva de combustíveis fósseis antes de 2050.

Publicidade

Em 2022, as concentrações médias globais de dióxido de carbono estiveram 50% acima da era pré-industrial pela primeira vez, disse a agência meteorológica da ONU.

"Apesar de décadas de alertas da comunidade científica, de milhares de páginas de relatórios e de dezenas de conferências sobre o clima, ainda estamos indo na direção errada", afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Taalas disse que concentrações mais elevadas de gases de efeito de estufa seriam acompanhadas por eventos climáticos mais extremos, incluindo calor e chuvas intensos, derretimento do gelo, níveis mais elevados do mar, calor e acidificação dos oceanos.

Quem são os 'vilões' da camada de ozônio? Quem são os 'vilões' da camada de ozônio?

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se