A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou, nesta quinta-feira, 9, imagens aéreas que mostram o estado atual da região metropolitana de Porto Alegre, devastada pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em um dos registros, a organização exibiu o antes e o depois da área da Lagoa dos Patos. Diferentemente da captura do dia 20 de abril, o relato de 6 de maio mostra a água do Rio Jacuí já tomando conta de parte da região.
Outra imagem, desta vez mais próxima do solo, mostra a vista aérea do Centro Histórico de Porto Alegre, do aeroporto Salgado Filho e dos estádios de Grêmio e Internacional. Além dos rios invadindo a cidade, a diferença de coloração da água também chama a atenção.
Um dos cartões postais da capital gaúcha, o Rio Guaíba também foi bastante afetado pela chuva. Nesta quinta, ele ficou abaixo dos 5 metros pela primeira vez desde sábado. Seu escoamento para a Lagoa dos Patos, no entanto, provoca novos alagamentos.
De acordo com a Nasa, os registros de satélite fazem parte do mapeamento de deslizamentos de terra e áreas sem energia.
Destructive flooding in Brazil ⤵️
Strong storms brought torrential rain to Rio Grande do Sul. In some areas, more than 300 millimeters (12 inches) of rain fell in less than a week. #Landsat captured Porto Alegre’s flooded downtown area on May 8. https://t.co/fE4bcdIrIe pic.twitter.com/Jbgh9E6XEa
— NASA Earth (@NASAEarth) May 9, 2024
Situação do Rio Grande do Sul
Até o início da tarde desta quinta, a Defesa Civil do Estado confirmou 107 óbitos em decorrência das enchentes no Estado. Além dos mortos, há o registro de 136 pessoas desaparecidas.
Apesar de as imagens da Nasa mostrarem o estrago causado em Porto Alegre, quase todas as cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas pela chuva. Dos 497 municípios gaúchos, 425 foram afetados de alguma maneira.