No Brics, Lula culpa países ricos por crise climática

Bloco é 'ator incontornável', disse o presidente brasileiro

23 out 2024 - 07h43
(atualizado às 08h12)
Lula participou da cúpula do Brics por videoconferência
Lula participou da cúpula do Brics por videoconferência
Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (23), em seu discurso na cúpula de líderes do Brics, que o bloco é um "ator incontornável" no enfrentamento à crise climática no planeta, cuja culpa atribuiu aos países ricos.

"O Brics é ator incontornável no enfrentamento da mudança do clima. Não há dúvidas de que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos, cujo histórico de emissões culminou na crise climática que nos aflige hoje", disse o petista em participação virtual na reunião, que acontece em Kazan, na Rússia.

Publicidade

"É preciso ir além dos US$ 100 bilhões anuais prometidos [pelos países ricos] e não cumpridos e fortalecer medidas de monitoramento dos compromissos assumidos. Os dados da ciência exprimem um sentido de urgência sem precedentes", acrescentou.

No entanto, segundo Lula, também "cabe aos países emergentes fazer sua parte para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC" em relação aos níveis pré-industriais. "Na COP30, em Belém, vamos mostrar que é possível conciliar maior ambição em nossas contribuições com o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas", destacou o presidente. .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se