Alerta de temporais para cinco regiões do Brasil, com risco de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h, podendo ocorrer quedas de granizo, árvores e galhos, alagamentos e descargas elétricas.
As cinco regiões do Brasil estão sob alerta de temporal a partir desta segunda-feira, 18, divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta aponta, ainda, para a possibilidade de tempestade no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como risco de chuva intensa em parte do Norte e Nordeste.
Foram divulgados quatro avisos de chuvas intensas, todos com validade até as 10h desta terça-feira, 19. Os alertas laranja, de 'perigo', apontam para 100 mm de chuva em 24 horas, além de ventos entre 60 e 100 km/h. Já os alertas amarelo, de 'perigo potencial', preveem 50 mm de chuva em 24 horas e ventos de até 60 km/h.
No caso dos alertas laranja, o Inmet aponta, ainda, para a possibilidade de quedas de granizo, quedas de árvores e galhos, riscos de alagamentos e descargas elétricas. Moradores são orientados a ficar em locais seguros e, em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil.
A instabilidade climática acompanha a onda de calor que, no último final de semana, provocou recordes de temperaturas nas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou ao recorde de 60ºC. São Paulo também superou a média histórica de calor para o mês de março.
Apesar do arrefecimento dos temporais na terça-feira, a previsão do Inmet indica a possibilidade de chuvas intensas até o próximo domingo, 25. Uma combinação entre onda de calor e alta umidade favorece a formação dos temporais, alerta o instituto.
Confira os Estados, além do DF, afetados pelos temporais:
Alerta laranja:
- Amapá
- Amazonas
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso
- Pará
- Paraná
- Piauí
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- Tocantins
Alerta amarelo:
- Amapá
- Amazonas
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Maranhão
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins