A intensa onda de calor que atinge o Brasil vai continuar, pelo menos até o fim de setembro. Ela está se espalhando pelo País e atingindo quase todas as regiões.
"Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste poderão conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro", afirma a previsão da Climatempo.
Após isso, a onda de calor estendida deve continuar pelo interior do País; as demais localidades voltaram às suas temperaturas ''normais''. Centro-Oeste, Distrito Federal, oeste e noroeste de Minas Gerais e áreas do Matopiba devem sentir o calor por mais dias e com mais intensidade.
"Esta onda de calor pode ser considerada de forte intensidade. Provavelmente poderá ser comparada a uma das ondas de calor mais intensas já vividas recentemente pelo Brasil, que foi durante a primavera de 2020", complementa a previsão.
'Calorão'
As temperaturas já podem ficar perto de 40ºC nesta semana, com Mato Grosso do Sul e áreas de Mato Grosso podendo registrar máxima de 42ºC. O calor mais intenso é previsto para o dia 23, próximo sábado, quando as temperaturas podem chegar a 46ºC.
Outras localidades do País também podem ultrapassar os 43ºC no mesmo período: Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.
* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.