A região Centro-Sul do Brasil está sob alerta vermelho pela alta nas temperaturas gerada pela onda de calor, com previsão de 5º C acima da média em parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Estados da região Sul.
A região Centro-Sul do Brasil está sob alerta vermelho a partir desta quinta-feira, 14, pela alta nas temperaturas provocada pela onda de calor que avança sobre o País. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os Estados afetados tem previsão de 5º C acima da média, o que pode provocar riscos à saúde.
No comunicado publicado na tarde desta quinta, o Inmet aponta que estão sob o alerta vermelho, que representa 'grande perigo', regiões de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, oeste do Paraná e Santa Catarina, assim como o norte do Rio Grande do Sul. O alerta dura até sábado, 16, às 18h.
A alta nas temperaturas se dá por conta de uma nova onda de calor registrada desde a útima segunda-feira, 11, assim como pela formação de um 'domo de calor', que avança do norte da Argentina em direção aos Estados brasileiros.
O fenômeno causa o acúmulo de uma massa de ar quente e seco, que impede a entrada de ar frio na atmosfera, reduzindo a umidade, nebulosidade e a formação de nuvens de chuva por onde passa.
Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura mais alta em um município brasileiro nesta quinta foi registrada em Paranaponema (PR), onde os termômetros do instituto marcaram 40,1ºC.
A alta nas temperaturas pode provocar riscos à saúde humana. Especialistas orientam que as pessoas busquem sombras, usem roupas frescas e mantenham a hidratação para diminuir os efeitos perigosos da onda de calor. Em caso de insolação e sintomas como tonturas e náuseas, a orientação é de acionar a Defesa Civil e buscar atendimento médico.
Confira as cidades mais quentes do Brasil nesta quinta, segundo o Inmet:
- Paranaponema (PR): 40,1°C
- Jardim (MS): 39,3°C
- Três Lagoas (MS): 39,2°C
- Valparaíso (SP): 38,9°C
- Goioerê (PR): 38,7°C
- Diamante do Norte (PR): 38,5°C
- Rancharia (SP): 38,4°C