Pela segunda vez na semana, a cidade de São Paulo bateu o recorde de temperatura de 2023. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a Capital paulista atingiu os 34ºC nesta sexta-feira, 22.
O recorde de temperatura em São Paulo, que até então era de 32,5ºC registrados em meio ao verão, no dia 16 de janeiro, foi batido na última segunda-feira, 18, quando a cidade chegou a 33,2ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Obairro mais quente nesta sexta foi o de Perus, que chegou a tórridos 35,5ºC, segundo o CGE. Em seguida, vieram Pinheiros e Butantan com, respectivamente, 35,1°C e 35,0°C. A Defesa Civil do município decretou estado de atenção para as altas temperaturas desde a tarde da última quinta-feira, 21,
Ainda de acordo com o órgão, apesar do calor no fim de tarde em São Paulo, as temperaturas caem gradualmente enquanto há aumento na umidade do ar. Também há brisa marítima na região do Extremo Sul da cidade, favorecendo a formação de nuvens de chuva.
Previsão para o fim de semana
O CGE alerta, também, para a continuidade da onda de calor e alta das temperaturas para os próximos dias. Em São Paulo, o calor deve atingir seu auge neste fim de semana, exigindo cuidados redobrados com a exposição solar e a desidratação.
O sol quente vai marcar presença desde a manhã de sábado, 23, e perdurar por todo o fim de semana, sem previsão de chuva. O tempo fica abafado e a taxa de umidade passa de 28% para 23% do sábado, 23, para o domingo, aumentando a concentração de poluentes no ar e os riscos de queimadas, fatores que levam a riscos à saúde.