Um grupo de aproximadamente uma dúzia de orcas foi preso em um mar de gelo no largo da costa de Hokkaido, Japão. Um grupo ambientalista pediu ajuda ao governo para libertar as baleias.
Um grupo com cerca de uma dúzia de baleias orca foi registrado no início desta semana preso em um mar de gelo, no largo da costa de Hokkaido, no Japão. As imagens, que repercutiram no país, mostram os animais juntos com as cabeças para o lado de fora, para respirar e um sangramento na mandíbula (veja as imagens no vídeo acima).
Segundo a BBC, a filmagem foi exibida por uma emissora local e gerou uma onda de preocupações com os animais e pedidos de ajuda nacional. Um grupo ambientalista chegou a solicitar ao governo japonês que implantasse um "quebra-gelo" para ajudar as baleias.
Após a comoção, as autoridades enviaram uma equipe para a cidade litorânea para checar o estado dos animais. Nesta quarta-feira, 7, informaram que as baleias conseguiram se soltar do gelo com sucesso.
De acordo com a imprensa japonesa, as orcas, ao contrário de outras grandes baleias, não conseguem permanecer debaixo d'água por muito tempo e precisam ressurgir em um intervalo de poucos minutos.