Um antílope africano foi flagrado em agonia por fotógrafos que registram a vida selvagem no Parque Fronteiriço Kgalagadi, entre Botsuana e a África do Sul. O antílope, identificado como um guelengue, ou órix-do-cabo, teve o pescoço perfurado pelo próprio chifre deformado e chamou a atenção de turistas que visitavam o local.
O registro foi feito pelo fotógrafo Pieter Venter e divulgado à mídia local por sua raridade. Pieter contou que se preparava para deixar o parque, já por volta das 18h (no horário local) de sexta-feira, 8, quando se deparou com o animal agonizando próximo a um lago.
O antílope se aproximou como qualquer animal, mas um detalhe chamou a atenção dos visitantes. Um dos chifres se deformou e penetrou a pele na região do pescoço do animal, saindo poucos centímetros acima, na cabeça.
O avistamento, apesar de surpreendente, também desesperou os visitantes, que contiveram o instinto de ajudar o antílope em desespero. "Nós ficamos arrasados", disse Pieter. "Queríamos ajudar, mas nós sabíamos que não podíamos interferir na natureza. Então, depois de uma discussão, fizemos a difícil escolha de deixar o guelengue para trás e continuar nossa viagem", contou o fotógrafo ao veículo especializado Latest Sightings.
"Às vezes, temos que deixar a natureza seguir seu curso e lembrar que cada momento nesse lugar é lição valiosa", finalizou Pieter, afirmando que o encontro 'é muito raro'.
Os guelengues são alvo de caçadores por seus longos chifres, que podem chegar a medir quase um metro de comprimento e são usados para a defesa contra predadores.