Moradores do Rio de Janeiro foram surpreendidos por chuva de granizo em alguns pontos da cidade, na noite desta terça-feira, 14. O fenômeno ocorreu no mesmo dia em que o município bateu recorde de calor, com a sensação térmica se aproximando dos 60ºC.
Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, por volta das 9h10, em Guaratiba, a sensação térmica foi de 58,5ºC. O valor é o maior registrado desde que o sistema passou a existir, em 2014.
Com a noite se aproximando, porém, o cenário mudou, e um temporal atinge diversas regiões da cidade, acompanhado por raios. Por volta das 23h, o bairro de Bangu tinha registrado 53 mm de chuva em um intervalo de uma hora. A Avenida Brasil marcou 44,6 mm, e Anchieta, 26,6 mm.
Só no Rio de janeiro pra fazer quase 60° de dia e ter chuva de granizo a noite kkkkk pic.twitter.com/vrIg54IeA5
— Wesley (@madplayws) November 15, 2023
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também registrou ventos fortes na região de Copacabana. Por lá, as rajadas ultrapassaram os 40 km/h entre 21h e 22h desta terça-feira.
Onda de calor e alerta
A intensificação da onda de calor no Brasil fez o Inmet ampliar na segunda-feira, 13, o alerta de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média, para 15 Estados e o Distrito Federal, e estender o aviso até a sexta-feira, 17. Antes, o alerta era limitado a seis Estados e o DF e iria até esta quarta-feira, 15