O Rio Toledo, no município de Toledo, no oeste do Paraná, ficou vermelho na quinta-feira, 3, após um corante ser despejado irregularmente na tubulação de água da cidade, segundo informou o Instituto Água e Terra (IAT) ao Terra. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água do rio com a coloração avermelhada (assista acima).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Luiz Henrique Fiorucci, chefe da regional do IAT de Toledo, explicou que o produto foi identificado como fumaça líquida, que é usado na indústria alimentícia.
"Foi localizado o escorrimento superficial que atingiu a galeria. Ainda não foi possível identificar se foi intencional ou não. O produto no momento foi identificado como fumaça líquida, usado na indústria alimentícia para dar coloração avermelhada, um gosto de defumado na carne. Nossa equipe está avaliando a extensão do dano", disse em entrevista ao Bom Dia Paraná, da TV Globo.
Segundo o jornal, amostras da água foram coletadas para análise. O resultado do material deve sair na próxima semana. Até o momento, não foram registradas mortes de animais.
O IAT também informou que fez duas vistorias técnicas no local e que o responsável foi identificado e autuado. Ele terá de comparecer à sede regional do órgão ambiental na próxima sexta-feira, 11, para audiência.
O Terra também entrou em contato com a Prefeitura de Toledo sobre o ocorrido e aguarda retorno.