Um casal foi preso em flagrante na segunda-feira, 9, após doparem macacos no Jardim Botânico, zona Sul do Rio de Janeiro, para venderem os animais de forma ilegal. Eles responderão por dois crimes ambientais, sendo eles: matar, perseguir ou caçar espécies de fauna silvestre sem permissão e abuso e maus-tratos de animais silvestres.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os autores do crime dopavam os macacos para que pudessem vendê-los de forma clandestina. No momento da prisão, eles foram detidos com comprimidos de Clonazepam, que seriam misturados em bananas a serem entregues aos animais.
De acordo com a coordenação do Jardim Botânico, um dos funcionários do local percebeu a atuação dos criminosos quando encontrou um macaco com comportamento estranho, no início deste mês.
Ao reportar a situação para o Setor de Preservação da Fauna, foi constatado que o animal estava dopado. Em seguida, imagens da câmera de segurança foram averiguadas para entender o que havia acontecido.
Foi quando a equipe de segurança do Jardim Botânico viu a atitude suspeita de um casal que frequentava o parque.
Agentes da 15ª Delegacia do Leblon se dirigiram até o local na última segunda-feira após serem acionados pelos funcionários. Preso em flagrante, o casal tinha na bolsa bananas e remédios.