Um temporal deixou 1 morto, 10 feridos e 300 árvores caídas em Porto Alegre (RS). O prefeito, Sebastião Melo (MDB), decretou situação de emergência e fez apelo à população para empréstimo e doação de motosserras e telhas.
Após a passagem de um forte temporal que deixou um morto, 10 feridos e provocou a queda de pelo menos 300 árvores em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira, 17, o prefeito da capital gaúcha decretou situação de emergência e fez um apelo nas redes sociais. Em seu perfil no X (antigo Twitter), Sebastião Melo (MDB) pediu que a população emprestasse motosserras ao município.
"Fazemos um apelo à sociedade para o empréstimo ou doação de motosserras para ajudar a prefeitura na recuperação da cidade. São centenas de árvores de pequeno e grande porte que precisam ser retiradas e limpas. A vida só tem sentido se ela for comunitária", escreveu o prefeito, na manhã desta quarta.
Além dos equipamentos, Sebastião pediu a doação de telhas para a recuperação de casas atingidas pelo temporal. As doações são recolhidas pela prefeitura no Departamento Municipal de Habitação, localizado na rua Conde D'Eu.
Fazemos um apelo à sociedade para o empréstimo ou doação de motosserras para ajudar a prefeitura na recuperação da cidade. São centenas de árvores de pequeno e grande porte que precisam ser retiradas e limpas. A vida só tem sentido se ela for comunitária!
Ligue: (51) 98225-2830
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) January 17, 2024
Mais tarde, nesta quarta, o prefeito também divulgou que a cidade entrou em situação de emergência, justificando que a medida permite encurtar caminhos para a contratação de serviços.
"É uma forma de priorizar ações com foco no restabelecimento da rotina da cidade", afirmou.
Equipes do Exército brasileiro também se deslocam para ajudar na reconstrução da Capital gaúcha, segundo o chefe do Executivo.
O Terra apurou junto à Defesa Civil de Porto Alegre que a cidade registrou, até a tarde desta quarta, a queda de pelo menos 300 árvores. Também houve o registro de 143 vias bloqueadas após as chuvas. Os estragos continuam sendo contabilizados.
Temporal em Porto Alegre
O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira, 16, e madrugada desta quarta, 17, deixou um morto e 10 feridos em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo informações da RBS TV, afiliada da Globo, a vítima seria um homem em situação de rua, abrigado sob a marquise de um supermercado que acabou desabando. O empreendimento fica na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, no bairro Parque Granja Esperança.
Em Porto Alegre, segundo a prefeitura, o impacto incluiu alagamentos, falta de energia e diversos hospitais alagados, alguns destelhados e temporariamente inutilizáveis, inclusive UTIs. Na capital, as rajadas de vento chegaram a atingir 89 quilômetros por hora, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).