A Secretaria do Planejamento de Santa Catarina entregou ao Paraná o relatório com pedido de readequação dos marcos da divisa entre os dois estados. Com a mudança proposta no documento, o território catarinense poderá ter uma expansão de 490 hectares em relação ao do Paraná. O relatório seguirá para análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a NSC TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, a revisão territorial surgiu após um morador de Guaratuba, no Paraná, identificar divergências durante a medição de seu terreno e descobrir que os marcos originais, colocados pelo Exército Brasileiro há mais de 100 anos, não coincidem com a linha divisória que consta nos mapas atuais.
Equipes do Instituto Água e Terra do Paraná realizaram vistorias e revisaram documentos antigos, confirmando que os marcos estavam em locais diferentes dos indicados nos mapas oficiais.
A correção poderá alterar a divisa e afetar áreas próximas a Garuva (SC) e Guaratuba (PR).
Uma pedra, que era o marco inicial da divisa, foi encontrada mais afastada do que o registro nas representações cartográficas. Após a revisão e correção dos pontos, os mapas foram atualizados para refletir a linha correta, o que daria um aumento dos quase 500 hectares para Santa Catarina.