A cidade de São Paulo teve seu dia mais quente do ano nesta quarta-feira, 13, quando os termômetros registraram 33,3ºC, em um 'veranico' no fim do inverno. A alta nas temperaturas atingiu o recorde de 2023, superando os 32,5º registrados em 15 de janeiro na capital paulista.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas registradas nesta quarta podem ser ainda maiores, uma vez que o resultado das medições é divulgado ao fim do dia.
Diante da onda de calor, o Inmet emitiu alertas de perigo potencial relacionado à baixa umidade, aos ventos costeiros e à formação de temporais em todo o estado. Nesta quarta, a temperatura mínima na capital foi de 18ºC, também foi afetada pelo tempo seco.
O forte calor não afeta somente a capital, mas também o interior do estado. Em Lins, foi registrada a temperatura mais alta entre os municípios de São Paulo, com os termômetros marcando 38,3ºC. Valparaíso ficou em segundo lugar, com 38,2ºC registrados nesta quarta.
Para a quinta-feira, 14, a aproximação de uma frente fria deve provocar a queda nas temperaturas em São Paulo, informou o Inmet. O dia deve começar com 24ºC, mas, ao longo da tarde, a temperatura pode chegar aos 13ºC.