A Defesa Civil de São Paulo alertou nesta sexta-feira, 18, para a previsão de aumento no volume de chuvas neste fim de semana no Estado. Válido de hoje até domingo, 20, o aviso é motivado pela passagem de uma frente fria, que deve causar precipitações significativas, raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e quedas de granizo em pontos isolados.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Anteriormente previsto em 200 milímetros, o acumulado de chuva agora pode chegar a 250 milímetros em várias regiões do Estado. O período do acumulado também passou de 72 para 24 horas.
"Essa atualização está relacionada principalmente à mudança em relação ao período dos acumulados de chuva. No alerta anterior que emitimos de sexta até domingo, tinha acumulados para 72 horas. Ou seja, essa chuva persistia durante três dias. Agora, o que nós temos é um acumulado mais denso em 24 horas", explicou o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil.
A previsão de grande volume de chuva e ventos fortes acontece uma semana após o temporal que deixou sete pessoas mortas e causou um apagão de três dias em partes da Grande São Paulo.
Um gabinete de crise foi instalado no Palácio dos Bandeirantes para monitorar a situação. O Governo de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), acompanhou os trabalhos junto a um representante de cada concessionária de energia elétrica.
Procon emite alerta
Diante da expectativa de um novo temporal, o Procon-SP alertou consumidores e pequenos comerciantes do Estado para algumas medidas em caso de novos cortes no fornecimento de energia elétrica.
As medidas servem como prevenção caso seja necessário reivindicar reparos ou ressarcimentos. Mesmo não sendo obrigatório, é recomendado que a pessoa tire fotos dos alimentos, receitas médicas, embalagens dos medicamentos e anexe notas fiscais de compra desses produtos.
O pedido pode ser encaminhado diretamente à empresa ou, se preferir, ao Procon-SP. Também foi recomendado que o usuário registre por foto ou vídeo o funcionamento de equipamentos de suporte à vida, adotando precauções dos fabricantes.
Tanto para a empresa adotar providências imediatas em caso de falta de eletricidade como para fornecer suporte em eventuais danos, é imprescindível que o cliente realize um cadastro prévio junta à distribuidora.
Veja a previsão de acumulado de chuva em algumas regiões do Estado
- Serra da Mantiqueira: 250 mm
- Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto: 200mm
- Região Metropolitana de São Paulo: 95 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Litoral Norte: 150 mm.