Sul-coreanos enviam balões com vídeos de k-pop, dinheiro e panfletos para a Coreia do Norte

Balões foram lançados de uma cidade que fica na fronteira nesta quinta-feira, 6

6 jun 2024 - 09h20
(atualizado às 09h28)
Sul-coreanos enviam balões com vídeos de k-pop, dinheiro e panfletos para a Coreia do Norte
Sul-coreanos enviam balões com vídeos de k-pop, dinheiro e panfletos para a Coreia do Norte
Foto: Reuters

Um grupo de ativistas da Coreia do Sul disse nesta quinta-feira, 6, que enviou 10 balões para a Coreia do Norte. Os itens foram lançados de uma cidade que fica na fronteira, informou a agência de notícias Reuters.

Segundo o grupo, que tem participação de desertores da Coreia do Norte, os balões carregavam 200 mil panfletos com críticas ao líder norte-coreano Kim Jong-un, 5 mil pendrives contendo vídeos de k-pop e dramaturgia sul-coreana e 2 mil notas de US$ 1.

Publicidade

A ação ocorreu depois da Coreia do Norte ter enviado mais de 3,5 mil balões para a Coreia do Sul com 15 toneladas de lixo e alguns com fezes na semana passada.

Recentemente, o envio de balões provocou tensão e levaram Seul a suspender um pacto intercoreano de 2018 para reduzir tensões e a retomar as atividades militares em cidades fronteiriças.

Entenda o caso

Em 29 de maio, a Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de enviar nas regiões próximas à fronteira centenas de balões carregando vários objetos, incluindo lixo e fezes. Os militares pediram para moradores da localidade ficarem em alerta e se manterem afastados.

Fotografias divulgadas pela Coreia do Sul mostraram balões brancos inflados com sacos plásticos amarrados a eles. Em outros registros, havia lixo espalhado em volta dos balões. A agência de notícias Yonhap disse que alguns tinham fezes de animais. Na ocasião, mais de 260 balões foram detectados.

Publicidade
Coreia do Norte envia dezenas de balões com lixo para a Coreia do Sul, dizem militares
Video Player

Entre a noite de 1º de junho e a manhã de 2 de junho, a Coreia do Norte lançou mais cerca de 600 balões em direção ao Sul. Os objetos carregavam bitucas de cigarro, restos de tecido, além de resíduos de papel e vinil.

O envio de balões é uma resposta do governo de Pyongyang a um ato semelhante feito por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte. Nos últimos anos, eles enviaram ao Norte vários balões com críticas ao regime de Kim Jong-un.

No último domingo, 2, a Coreia do Norte afirmou que iria parar de enviar os balões, mas prometeu retornar a prática se outros panfletos fossem novamente enviados do Sul.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações