Um suposto 'vulcão' assustou moradores e movimentou as redes sociais com especulações de uma possível erupção após estrondos serem ouvidos na cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, no começo de outubro. Especialistas, no entanto, negam a possibilidade de erupção.
Os barulhos, que remeteram a explosões, segundo testemunhas, foram ouvidos nos dias 5 e 6 de outubro. Na web, moradores da região chegaram a afirmar que o 'vulcão de Nova Iguaçu' poderia estar ativo. O local fica no Maciço do Mendanha, trecho de serra que corta a Baixada Fluminense.
Especialistas, no entanto, negam o risco de atividade vulcânica na região. Segundo a geóloga Marcela Lobato, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o vulcão "não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos. E a população pode ficar tranquila. Já cessou a atividade magmática. Isso aconteceu há aproximadamente entre 145 milhões a 65 milhões de anos".
"O que a gente vê atualmente é uma serra, ela é produto de um processo erosivo, há milhares de anos, há mais de 60 milhões de anos. E, na verdade, para se classificar como edifício vulcânico, aquela região, aquela localidade deveria ter vários elementos, vários critérios”, afirmou a geóloga à TV Globo.
Os moradores de Queimados também especularam que um incidente pudesse ter acontecido em uma pedreira perto da serra. No entanto, a empresa responsável afirmou que não realizou ações no local nos dias em que os estrondos foram ouvidos.
A prefeitura de Queimados afirmou que foi acionada sobre os estrondos, mas não foram registradas ocorrências. Polícia Militar e Polícia Civil também não registraram ocorrências na ocasião e, até o momento, as causas dos barulhos não foram esclarecidas.