Com altas temperaturas desde o fim de semana, esta quarta-feira, 27, estava prevista como dia mais quente da semana no Rio de Janeiro, com máximas de até 43º. A informação é do Centro de Operações da prefeitura que, inclusive, ressaltou a possibilidade do calorão bater o recorde do ano, que era de 41,8°C.
Nos ônibus da capital fluminense, no entanto, a temperatura era ainda maior. No banco do motorista, que fica ao lado do motor do coletivo, os termômetros chegava aos 53ºC, de acordo com dados levantados pelo jornal O Globo. "O inferno é aí fora, aqui eu já estou todo dia, é até fresquinho”, contou um motorista sobre trabalhar no calorão.
Para lidar com a temperatura, os profissionais levantam as calças até os joelhos e alguns optam por vestir uma camisa por debaixo da blusa de botão, para o pano não grudar.
"No domingo (quando os termômetros chegaram aos 46ºC), eu trabalhei. Foi dia de praia, em três pontos já lotei e não cabia mais ninguém. Com o pessoal (aglomerado) ali na frente, piora bem o calor", contou outro motorista da linha que faz o trajeto entre a Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo, e o Leblon.
Segundo ele, o ar-condicionado dos ônibus nem sempre funcionam, sem contar que nem todas as janelas abrem, já que algumas são vedadas e outras estão emperradas.
Em outra linha, a situação é a mesma. Aos 46 anos, 20 deles na profissão, outro motorista conta como tem feito para se manter hidratado. "Se estiver calor aqui fora, lá dentro é o dobro. Tem que vir com água de casa com gelo; e, (ao chegar) no ponto final, toma-lhe água no rosto e na cabeça, se não, não dá. Fico preocupado em como vai ser no verão. O calor descola o nosso sapato, é muito quente", diz.
Previsão de pancadas de chuva
No fim da tarde desta quarta-feira, 27, o Centro de Operações da prefeitura avisou sobre a previsão de pancadas rápidas de chuva moderada a forte. Devido a passagem de uma frente fria, o carioca também pode esperar raios e rajadas de vento. A chuva poderá passar de 6,4mm/15min em pelo menos um ponto da cidade.
A Marinha do Brasil também emitiu um aviso de Ressaca, iniciando às 12h de quinta-feira (28/09) até 09h de sexta-feira (29/09), com previsão de ondas de 2,5/3,0 m de altura.
* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.