Terremoto de magnitude 7 atinge Califórnia; alerta de tsunami é revogado pelo governo

Estado de Oregon também ficou ameaçado após o tremor

5 dez 2024 - 17h23
(atualizado às 17h44)
Área que seria atingida pelo tsunami
Área que seria atingida pelo tsunami
Foto: NWS Tsunami Alerts

Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu nesta quinta-feira, 5, a costa do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O tremor provocou alerta de tsunami em diversas regiões da costa, incluindo no estado de Oregon, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) derrubou a previsão alguns minutos depois.

De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu por volta das 10h30 (horário local), a oeste do município de Petrolia. De acordo com a NBC, outro terremoto com magnitude 5,8 foi registrado minutos antes nas proximidades de Cobb, também na Califórnia. 

Publicidade

"O alerta para tsunami está cancelado nas áreas costeiras da Califórnia e Oregon. Não há sinais da existência de tsunami nestas áreas", escreveu o Centro Nacional de Alertas de Tsunami dos EUA (NWS Tsunami Alerts) no X (antigo Twitter).

O epicentro do terremoto ocorreu no mar, nas proximidades do Condado de Humboldt, por isso, havia chances de que o tremor ocasionasse um tsunami na zona costeira tanto da Califórnia quanto de Oregon. Não há registros de mortos ou feridos até o momento.

De acordo com o senador da zona costeira da Califórnia, Mike McGuire, cerca de 10.000 pessoas ficaram sem energia no Condado de Humboldt. "O Estado está enviando assistência imediata aos moradores de Humboldt e Del Norte. Há registros de casas que saíram da base em Humboldt, e aproximadamente 10 mil clientes estão sem energia. Continuamos em contato com os órgãos de emergência da região", disse.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações