Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu nesta quinta-feira, 5, a costa do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O tremor provocou alerta de tsunami em diversas regiões da costa, incluindo no estado de Oregon, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) derrubou a previsão alguns minutos depois.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu por volta das 10h30 (horário local), a oeste do município de Petrolia. De acordo com a NBC, outro terremoto com magnitude 5,8 foi registrado minutos antes nas proximidades de Cobb, também na Califórnia.
"O alerta para tsunami está cancelado nas áreas costeiras da Califórnia e Oregon. Não há sinais da existência de tsunami nestas áreas", escreveu o Centro Nacional de Alertas de Tsunami dos EUA (NWS Tsunami Alerts) no X (antigo Twitter).
The tsunami Warning is canceled for the coastal areas of California and Oregon. No tsunami danger presently exists for this area. This will be the final U.S. National Tsunami Warning Center message for this event. Refer to https://t.co/npoUHxX900 for more information.
— NWS Tsunami Alerts (@NWS_NTWC) December 5, 2024
O epicentro do terremoto ocorreu no mar, nas proximidades do Condado de Humboldt, por isso, havia chances de que o tremor ocasionasse um tsunami na zona costeira tanto da Califórnia quanto de Oregon. Não há registros de mortos ou feridos até o momento.
De acordo com o senador da zona costeira da Califórnia, Mike McGuire, cerca de 10.000 pessoas ficaram sem energia no Condado de Humboldt. "O Estado está enviando assistência imediata aos moradores de Humboldt e Del Norte. Há registros de casas que saíram da base em Humboldt, e aproximadamente 10 mil clientes estão sem energia. Continuamos em contato com os órgãos de emergência da região", disse.