Um vídeo divulgado pela GloboNews mostra a força da água destruindo uma casa localizada na Rua das Rosas, no município de Barra do Rio Azul, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 3. Segundo o canal, há cem pessoas desabrigadas na cidade após as fortes chuvas que atingem a região.
A residência que aparece no registro estava ao lado do quartel da Brigada Militar, que também teve parte de sua estrutura danificada. O imóvel só para de ser arrastado ao encostar no quartel.
De acordo com a reportagem, com o temporal, dois rios transbordaram no município, Paloma e Azul. Não havia registros de feridos ou mortos até a última atualização desta reportagem.
A chuva também voltou a provocar estragos no Rio Grande do Sul. Na cidade de Barra do Rio Azul, rios transbordaram e a enxurrada arrastou carros e até casas. O repórter Vítor Rosa traz as atualizações.
➡ Assista na #GloboNews , com @camilabomfim : https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/PEUpkGVc9l
— GloboNews (@GloboNews) November 4, 2023
Um ciclone extratropical começou a se formar sobre a Região Sul desde a quinta-feira, 2. Na data, a Defesa Civil estadual já havia emitido um alerta para risco e transtornos associados aos ventos.
O Instituto Nacional de Meteorologia também indicou um alerta de "perigo", apontando que a instabilidade climática começaria a ganhar força na quinta com pancadas fortes de chuva com trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento.