Um vídeo que circula nas redes sociais mostra diversos bovinos fugindo do fogo que atingiu uma fazenda em Rio Verde, cidade de Goiás, com o maior número de focos de incêndio entre 6 e 8 de setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Corpo de Bombeiros ainda não tem informações sobre a extensão dos danos à vegetação ou a sobrevivência dos animais mostrados nas filmagens. No entanto, a equipe relatou que foram detectados vários focos de incêndio nas proximidades da GO-333 no domingo, 8.
Até o momento, não há confirmação sobre a origem do incêndio, se foi causado naturalmente ou se resultou de ação criminosa.
“Tiveram outras ocorrências próximas a esse local aí na GO-333, onde várias equipes nossas atuaram a tarde toda. Teve uma propriedade rural que foram cerca de 30 animais que morreram queimados, além de outros animais como cavalos, bodes que ficaram feridos devido à queimadura dessas chamas”, explicou o subtenente Santos à afiliada da Rede Globo na região.
Veja quais foram os cinco municípios goianos com maior número de focos de incêndio entre os dias 6 e 8 de setembro, de acordo com o Inpe:
- Rio Verde, com 117 focos (13,7% do total)
- Jataí, com 85 focos (9,9% do total)
- Formosa, com 44 focos (5,1% do total)
- Mineiros, com 36 focos (4,2% do total)
- Bom Jesus de Goiás, com 30 focos (3,5% do total)
Bombeiros intensificam estratégias de combate a incêndios
Nesta segunda-feira, 9, o Corpo de Bombeiros de Goiás promoveu uma reunião estratégica com o objetivo de fortalecer as operações de combate a incêndios em vegetação no estado. O encontro contou com a presença do Comandante-Geral, Coronel Washington, que destacou a importância de uma abordagem integrada e bem coordenada para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais.
O comandante ressaltou que a colaboração entre diferentes setores e a implementação de medidas eficazes são essenciais para a eficácia das operações. Foram delineadas ações específicas para otimizar o combate aos focos de incêndio. Entre as ações destacadas, está o emprego coordenado do expediente administrativo nos focos de incêndio e a integração dos alunos do Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM) para reforçar o efetivo da Operação Cerrado Vivo.
Além disso, foi decidida a convocação dos Militares Especialistas em Operações em Desastres para atuar nas maiores ocorrências, garantindo uma resposta especializada e eficiente. O funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada também foi reforçado, garantindo a colaboração entre as Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás.
O coronel Washington enfatizou a necessidade de uma resposta rápida e eficaz para minimizar os danos causados pelos incêndios, destacando a relevância da prevenção e da preparação contínua. O encontro serviu para revisar e aprimorar protocolos, compartilhar experiências e discutir novas estratégias e tecnologias que podem contribuir para um combate mais eficiente aos incêndios em vegetação.