Uma nova frente fria que se formou na região Sul nesta quarta-feira, 7, deve fazer as temperaturas caírem drasticamente nas capitais do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. A massa de ar polar avança nesta quinta-feira, 8, provocando a primeira frente fria do ano que irá atingir todos os estados dessas regiões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A queda de temperatura pode ser de até 14ºC nas máximas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo começa a mudar nesta quinta em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.
Já na sexta-feira, 9, a massa de ar se move para os outros estados do Centro-Oeste e outras áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.
Neste fim de semana, a expectativa é que o ar frio se espalhe para todo o país, inclusive para a região Norte.
Temperaturas mais baixas
O ar polar, que é mais intenso, irá avançar de forma continental, provocando queda nas temperaturas em boa parte do país.
Em algumas capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a queda das máximas será de até 14ºC. Em Cuiabá, por exemplo, a máxima não deve passar dos 26ºC no sábado – 11ºC a menos do que o previsto para esta quinta, de 37ºC.
Em Curitiba, as máximas no fim de semana serão 10 grau menores do que o observado nesta semana.
Em São Paulo, capital, a queda de temperatura será maior ainda. Nesta quinta, a máxima prevista é de 30ºC, e no sábado, os termômetros chegarão a 16ºC, no máximo. A diferença é de 14 graus.
As mínimas também serão bastante baixas nas capitais dessas regiões. Em Curitiba, chegam a 2ºC no domingo, e em São Paulo, 6ºC.
Geada
Além do frio, há chance de geada no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo o Inmet. A tendência deve acompanhar a evolução do ar frio e seco.
No domingo, 11, há expectativa de geada generalizada em grande parte da região Sul. O fenômeno pode acontecer no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.
O Instituto não descarta a possibilidade de neve em pontos isolados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina no sábado.