Em meio a um processo de privatização, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou a construção da primeira usina de dessalinização de água em território paulista. O projeto visa transformar água salgada em potável e promete aumentar a capacidade de distribuição em até 22% em Ilhabela, no litoral norte. O edital foi lançado pela companhia na última sexta-feira, 19.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No Brasil, o método virou uma grande aposta em Fortaleza, no Ceará. Um projeto de R$ 3 bilhões que pretende transformar a água do mar em água 'para beber' ainda está em processo de construção, mas enfrentou questionamentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para sair do papel. Isso porque a construção poderia prejudicar o sistema de conexão de internet em todo o Brasil.
Em São Paulo, a iniciativa ainda está em fase inicial. Conforme divulgou a Sabesp, os interessados na construção da usina de dessalinização podem se inscrever no edital até o dia 25 de junho. Já a previsão de implantação fica para daqui há dois anos, em 2026.
Segundo a companhia, os impactos do projeto seriam positivos não só para Ilhabela, mas para todo o estado de São Paulo. A expectativa é que a usina forneça água potável para mais de 8 mil habitantes do município no litoral norte paulista. Isso equivale a aproximadamente um quarto da população local.
A promessa é que a nova usina processe até 30 litros de água do mar por segundo. Caso se concretize, o projeto pode aumentar em 22% a oferta de água tratada em Ilhabela. Essa ampliação beneficiaria os moradores da cidade principalmente durante a alta temporada, quando o gasto de água é maior.
Atualmente, o município do litoral norte paulista conta com dois sistemas tradicionais de distribuição de água: Pombo e Água Branca. A nova usina de dessalinização deve funcionar transportando a água transformada em potável para um reservatório localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca. De lá, os litros devem ser distribuídos à população.
O que diz a Prefeitura
Em nota enviada ao Terra, a Prefeitura de Ilhabela confirmou o projeto. A gestão municipal, inclusive, já reservou uma área para a iniciativa. "A Prefeitura de Ilhabela já realizou a aquisição de uma área específica para a construção de uma Usina de Dessalinização no município", diz comunicado.
Segundo a Prefeitura, o empreendimento deve suprir a demanda na região, garantindo o abastecimento de 15 metros cúbicos de água potável por minuto. Por esse motivo, a gestão afirma estar trabalhando para que o projeto se concretize: "Destacamos que a Prefeitura de Ilhabela está empenhada em viabilizar o controle da operação de saneamento básico na cidade, com o objetivo de municipalizar esse serviço."