O que é descarbonização? Entenda o termo e sua importância!

A descarbonização é um processo fundamental para a recuperação do meio ambiente, da economia e da preservação da vida no planeta.

18 jul 2024 - 05h00
Resumo
Descarbonização envolve a redução gradual das emissões de carbono na atmosfera, que busca eliminá-las por completo. Durante esse processo, as fontes de energia que liberam carbono, como os combustíveis fósseis, são gradualmente substituídas por fontes renováveis, resultando na redução das emissões de CO₂ na atmosfera.
Um estudo do Centro IBS de Física Climática, na Coreia do Sul, aponta que as emissões de carbono devem ser zeradas até 2060. “Se falharmos em atingir a meta de emissões, as geleiras vão desintegrar e derreter em um ritmo acelerado”, alerta Axel Timmermann, diretor do Centro IBS.
Um estudo do Centro IBS de Física Climática, na Coreia do Sul, aponta que as emissões de carbono devem ser zeradas até 2060. “Se falharmos em atingir a meta de emissões, as geleiras vão desintegrar e derreter em um ritmo acelerado”, alerta Axel Timmermann, diretor do Centro IBS.
Foto: Marcin Jozwiak pexels / Flipar

A crescente preocupação com o meio ambiente fez com que a sociedade se empenhasse cada vez mais em desenvolver alternativas para diminuir o impacto humano no meio ambiente.

Uma dessas alternativas criadas foi a descarbonização, um processo que procura reduzir os impactos da queima de combustíveis fósseis no planeta.

Publicidade

Nesse artigo, vamos te explicar o que é descarbonização, seus benefícios e até mesmo os impactos das emissões de carbono para que você entenda a importância desse processo.

Leia agora!

Resumo:

  • A emissão de carbono na atmosfera do planeta é responsável pelas mudanças climáticas que estão acontecendo nele;
  • O processo de descarbonização busca diminuir gradativamente a emissão de carbono na atmosfera até conseguir sua total eliminação;
  • A queima de combustíveis fósseis é um dos principais motivos da emissão de carbono no planeta.

O que é descarbonização?

Descarbonização é um processo de redução da emissão de carbono na atmosfera até sua total eliminação.

Publicidade

Nele, as fontes energéticas emissoras de carbono, como combustíveis fósseis, são substituídas por fontes de energia renovável, diminuindo, assim, a emissão de carbono (CO₂) na atmosfera.

Mas, antes de entender mais sobre a descarbonização, é importante entender quais são as fontes de emissão de carbono que devem ser substituídas por meio dela.

Quais são as fontes de emissões de carbono?

Quando falamos em fontes de emissão de carbono, podemos citar dois exemplos mais comuns: a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

A queima de combustíveis é fonte de geração de energia e eletricidade destinadas para atividades industriais, comerciais, transporte e até mesmo para atividades domésticas.

Por outro lado, os desmatamentos de áreas de mata — como na Amazônia — são fontes de emissão de carbono, pois, ao serem cortadas, as árvores emitem o carbono armazenado na atmosfera.

Publicidade

O que são combustíveis fósseis?

No geral, combustíveis fósseis são plantas, esqueletos e outros itens que já foram seres vivos. Enterrados sob camadas e mais camadas de terra, pedras e outros sedimentos, esses itens se transformaram em depósitos de carbono que, ao serem queimados, fornecem energia elétrica para atividades praticadas pela humanidade.

Os principais combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e o gás natural — que é considerado mais limpo do que os dois primeiros, já que emite menos gás carbônico em comparação ao carvão e ao petróleo.

A queima de combustíveis fósseis fornece cerca de 80% da energia do mundo inteiro. Ou seja, essa é a principal fonte de energia do planeta Terra.

Quais os impactos das emissões de carbono?

As emissões de carbono na atmosfera estão ligadas diretamente às mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta — e, consequentemente, ao aquecimento global.

O aquecimento global é um dos responsáveis pelo desequilíbrio ambiental do planeta: o aumento da temperatura média do planeta e as situações climáticas extremas — como chuvas intensas, secas prolongadas e níveis extremos de calor ou frio —, fenômenos, como o El Niño, e o derretimento de calotas polares são algumas das consequências com as quais a sociedade vem sofrendo devido a ele.

Publicidade

Além do impacto ambiental, também há o impacto na saúde dos seres humanos — tanto a curto, quanto a médio e longo prazo, com o surgimento e a frequência cada vez maior de doenças como asma, bronquite, doenças cardiovasculares e até mesmo problemas de saúde mental.

Consequentemente, as emissões de carbono causam, também, problemas econômicos: com o processo de desenvolvimento das nações afetado devido aos problemas ambientais, haverá interferências no funcionamento de sistemas econômicos por todo o mundo. 

Qual a importância da descarbonização?

O principal objetivo da descarbonização é reduzir as emissões de carbono na atmosfera e, desta forma, reduzir os danos do aquecimento global e impedir que mais mudanças climáticas aconteçam.

Esse processo impacta diretamente na saúde das pessoas, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

Além disso, a descarbonização também contribui para a criação de novos tipos de energia renovável, influenciando na economia circular ao criar novos mercados e contribuir para seu crescimento, e para a melhora da eficiência energética mundial.

Publicidade

Quais são as políticas de descarbonização?

Governos, organizações e pessoas por todo o mundo estão dedicando esforços para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Por isso, acordos surgiram para regulamentar e monitorar os esforços mundiais desse processo. 

No Acordo de Paris de 2015, diversos países se comprometeram com metas de redução de emissão de carbono e, desde então, buscam substituir os combustíveis fósseis por fontes de energia renovável. 

No Brasil, o selo “Carbono Zero” é concedido para as empresas que trabalham com o reflorestamento de áreas desmatadas, buscando equilibrar a emissão de gases poluentes na atmosfera ao resgatar as florestas — que são o maior filtro de carbono no planeta.

Outros planos para acabar com a emissão de carbono no meio ambiente são a iniciativa Net Zero, que quer encerrar a emissão de gases poluentes até 2050; e o desenvolvimento de tecnologias que filtram o gás carbônico emitido na atmosfera.

Publicidade

Quer saber mais sobre o meio ambiente e quem está trabalhando para protegê-lo? Você encontra tudo isso e as últimas notícias relacionadas a ele no Terra Planeta!

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações