O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PREVI) possui 73.345,15 mil hectares localizados na bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Taquarussu, Jateí e Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Confira no vídeo acima.
O PREVI foi criado em 1998 como medida de compensação pelo dano ambiental da construção da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera - Engenheiro Sérgio Motta. É a primeira Unidade de Conservação do Estado.
O parque contempla três biomas: predomínio de Mata Atlântica, com transição para o Cerrado e o Pantanal. Foram catalogadas 360 espécies de aves, 30 de mamíferos, 20 de serpentes entre outras. Maxwell Polimanti e eu, que fomos à região para produção de um documentário pela produtora DOC.HIT e aproveitamos a oportunidade para fazer esse registro para minha coluna, queríamos mesmo é ter visto as onças, mas elas não deram as caras.
A parte do PREVI que abrange Taquarussu é a mais interessante porque forma uma ilha entre o rio Paraná e o Rio Ivinhema, com vegetação de várzea, que são as planícies inundáveis que acompanham o rio por uma distância de 40 a 50 quilômetros. É um espetáculo da natureza.