Mina de ferro em Kiruna, cidade que afundou retratada em novo filme, virou atração turística

Geólogo brasileiro visitou o local, que serviu de locação para longa “O Abismo”, da Netflix

7 mar 2024 - 09h18
Mina de ferro em cidade que afundou é atração turística
Video Player

A centenária mina de Kiruna, ao norte da Suécia, que provocou o afundamento do centro da cidade há dez anos por conta da exploração de minério de ferro, virou atração turística oficial na Europa e inspirou parcialmente o novo filme “O Abismo” (Netflix). O geólogo brasileiro Vanderlei Farias visitou a mina subterrânea em julho de 2023 e mostra como é a visitação guiada ao local. Assista ao vídeo. 

A exploração da mina teve início em 1899, coincidindo com a construção de uma linha férrea. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tornou-se uma fonte crucial de minério de ferro para a indústria bélica nazista, sendo escoada através do porto de Narvik (Noruega) que está livre de gelo durante todo o ano. 

Publicidade
A mina tornou-se uma fonte crucial de minério de ferro para indústria bélica nazista na 2ª Guerra Mundial
A mina tornou-se uma fonte crucial de minério de ferro para indústria bélica nazista na 2ª Guerra Mundial
Foto: Vanderlei Farias

Dessa forma, Narvik e a mina de Kiruna foram responsáveis por colocar a Noruega na 2ª Guerra Mundial porque a Alemanha, atrás de insumos de minério de ferro, invadiu a Noruega para ter controle de Narvik e, consequentemente, domínio da mina da Suécia. 

No vídeo publicado em 29 de fevereiro aqui nesta coluna, o geólogo Vanderlei Farias também mostrou que Kiruna havia virado uma cidade fantasma com o afundamento do solo. Todos os imóveis comerciais e residenciais foram abandonados, pois uma nova cidade vem sendo construída nos últimos anos nas proximidades para alocar todos os 18 mil habitantes. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se