Morre a agricultora e líder comunitária Osvalinda Pereira, símbolo da luta pela Amazônia

Em 2018, a ativista ambiental encontrou duas covas com cruzes de madeira em seu quintal, em Trairão, no Pará; a imagem rodou o mundo

8 mai 2024 - 11h03
Osvalinda Pereira, morreu aos 55 anos de idade no dia 12 de abril
Osvalinda Pereira, morreu aos 55 anos de idade no dia 12 de abril
Foto: Acervo Adriana Farias
Morre Osvalinda Pereira, símbolo da luta pela Amazônia
Video Player

Símbolo da luta pelos direitos humanos e pela defesa da Amazônia, no Pará, a agricultora e liderança da Associação de Mulheres do Assentamento Areia II, Osvalinda Pereira, morreu aos 55 anos de idade no dia 12 de abril. Ela sofria de problemas crônicos de saúde, no pulmão e no coração.

Em 2020, entrevistei Osvalinda para uma série para TV sobre a violência na Amazônia que coloca em risco a vida de ativistas ambientais como ela. Em 2018, sua história ganhou o mundo após ela encontrar duas covas com cruzes de madeira em seu quintal, em Trairão, no Pará. Confira no vídeo acima editado usando áudios de whatsapp encaminhados pela agricultora a esta colunista em 2020.

Publicidade

Era mais uma ameaça após suas denúncias sobre extração ilegal de madeira na floresta, que iniciaram em 2012. Na ocasião da nossa entrevista, ela vivia com o marido Daniel afastada de sua terra havia 1 ano e 7 meses. O casal estava escondido em um acolhimento provisório do Programa de Proteção a Testemunhas do governo do Pará. 

Fonte: Redação Planeta
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se