Uma frente fria avança pelo Rio de Janeiro e chega ao sul do Espírito Santo, mas já se afastando para o mar. Mesmo assim, a passagem desta frente fria aumenta as condições para chuva em muitas áreas da Região Sudeste.
Uma massa de ar frio de origem polar ganha força sobre o Sul do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva em grande parte da região. O ar frio também causa a queda da temperatura.
Nuvens carregadas crescem sobre muitas áreas do Brasil por causa do calor e da umidade do ar elevada e provocam fortes pancadas de chuva, mas de forma isolada.
A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Amapá.
Confira a previsão do tempo para o Brasil neste sábado
Região Sul
Uma massa de ar frio de origem polar ganha força sobre o Sul do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva em grande parte da região. O ar frio também causa a queda da temperatura.
Quase todo o Rio Grande do Sul tem um dia com sol e tempo firme. Algumas pancadas de chuva podem acontecer apenas na fronteira com a Argentina, mas serão fracas.
A maioria das áreas de Santa Catarina também tem um sábado com sol e sem chuva. O Vale do Itajaí fica nublado, mas apenas com chuviscos. No oeste Catarinense, o sol também aparece, mas ocorrem algumas pancadas de chuva, com pouca intensidade.
No Paraná, o sábado é nublado com chuviscos e temperatura amena na grande Curitiba e no litoral paranaense. No centro, oeste e sul do estado, o sol vai aparecer, mas há possibilidade de pancadas de chuva. O oeste e o sudoeste do Paraná podem ter chuva moderada a forte.
Região Sudeste
Uma frente fria avança pelo Rio de Janeiro e chega ao sul do Espírito Santo, mas já se afastando para o mar. Mesmo assim, a passagem desta frente fria aumenta as condições para chuva em muitas áreas da Região Sudeste.
O dia será quente e sem chuva apenas na região mineira do Vale do Jequitinhonha. Nas outras regiões de Minas Gerais, no centro e norte do Espírito Santo, no norte/nordeste e oeste de São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia e várias pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade no extremo norte de São Paulo (Ribeirão Preto/Franca), no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro. Alerta para temporal em Vitória no sul capixaba e no Vale do Rio Doce.
Sábado nublado, com chuva e temperatura amena no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no leste de São Paulo, incluindo o litoral paulista. Mas na Grande São Paulo, a chuva se concentra na madrugada; o restante do dia poderá ter chuviscos e garoa.
No centro-oeste e sul de São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não deve chover.
Região Centro-Oeste
Sábado de sol e calor no Centro-Oeste, mas tem condições para pancadas de chuva em toda a Região. O grande aquecimento ao longo do dia e a umidade do ar disponível formam nuvens carregadas.
Em todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso e em Mato Grosso, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada, à tarde ou à noite.
Há risco de chuva moderada a forte no centro-oeste e sudoeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, no sul, centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande.
Região Nordeste
A maior parte do Nordeste tem ar úmido e quente que permite a formação de nuvens de chuva no interior e no litoral.
O sol e o tempo seco predominam apenas no centro-oeste do Rio Grande do Norte, na região central do Ceará, no centro e sul da Bahia.
As demais áreas do Nordeste têm sol na maior parte do dia, mas há condições para pancadas de chuva isoladas. A chuva é passageira e fraca em todo o litoral nordestino, no interior de Alagoas, de Sergipe, de Pernambuco e no norte da Bahia.
No interior do Maranhão, interior do Piauí, no sertão do Ceará e da Paraíba, no oeste e noroeste da Bahia, podem ocorrer pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.
Região Norte
O ar quente e úmido predomina no Norte do Brasil e estimula o crescimento de nuvens carregadas sobre grande parte da Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta as condições para chuva no extremo norte do Amapá.
O sábado é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora no extremo norte do Amapá, no norte e centro-oeste do Amazonas, oeste e centro-sul de Roraima e no Acre têm. Há risco de chuva moderada a forte.
Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, de forma isolada.
Alertas meteorológicos
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá.
Aviso de mar: mar agitado no litoral da Região Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no litoral norte de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, em Vitória e no sul do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce (MG), centro e oeste do Acre, noroeste do Amazonas oeste e sul de Roraima, no extremo norte do Amapá.
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, oeste, oeste/sudoeste do Paraná, no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, em Mato Grosso do Sul (exceto região de Corumbá e sudoeste do estado), no centro-oeste e sudoeste de Mato Grosso, em Rondônia, no leste do Acre, no Amazonas (exceto no leste do estado), no centro-leste do Amapá, no norte e leste de Roraima.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no norte/nordeste de Minas Gerais, no centro e sul da Bahia