A Usina São José S/A Açúcar e Álcool, em Rio das Pedras, no interior de São Paulo, está sendo investigada por vazamento de carga orgânica no Ribeirão Tijuco Preto. De acordo com o Ministério Público, os resíduos atingiram o Rio Piracicaba e a região do Tanquã, conhecido como mini pantanal paulista, causando a morte em massa de peixes desde o dia 7 de julho.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O tamanho do dano ambiental ainda está sendo avaliado, mas, segundo um relatório enviado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ao MP, foi registrada a morte de 10 a 20 toneladas de diversas espécies de peixes.
Na última terça-feira, 16, promotores de Justiça visitaram a usina, acompanhados de assistentes técnico-científicos, após a Cetesb apontar que a empresa seria a origem do vazamento. Foram encontradas irregularidades e, a partir disso, definidas medidas corretivas e punitivas. Porém, o MP não entrou em detalhes sobre quais foram.
Em nota, o órgão classificou o episódio como “desolador” e que tem comovido a todos pela gravidade e extensão dos impactos. “A situação dos pescadores e da comunidade local também é muito preocupante, assim como o descarte dos peixes mortos”, escreveu.
“Além das medidas administrativas de caráter urgente e das necessárias responsabilizações civis (reparação de danos materiais e morais) e criminais, mais uma vez essa nova mortandade de peixes demonstra a necessidade de recuperação da qualidade e das condições do Rio Piracicaba, que se encontra em preocupante situação de vulnerabilidade. Tais providências, no entanto, dependerão de ações coordenadas entre os órgãos públicos, empresas de saneamento, Comitês das Bacias PCJ e outros setores”, disse o órgão.
O Terra entrou em contato com a Usina São José S/A Açúcar e Álcool, para que pudesse se pronunciar sobre o assunto, mas ainda não obteve retorno.