Um papagaio-de-cara-roxa, ave que é considerada vulnerável à extinção, foi resgatado após ser encontrado enrolado em uma linha de pipa, dentro da Escola Estadual Professora Dinorah da Silva Santos, em Cananeia, no litoral sul de São Paulo. O caso aconteceu na segunda-feira, 5.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar Ambiental Marítima (3º BPAmb) realizou o resgate por volta das 7h30. Moradores acionaram as autoridades após verem a ave no topo de uma árvore, enrolada na linha de pipa.
A espécie foi identificada como sendo um papagaio-da-cara-roxa. Segundo a PM Ambiental, o animal não tinha nenhuma lesão aparente, mas estava estressado. Depois, foi encaminhado ao Instituto de Pesquisas de Cananeia (Ipec) para avaliação veterinária, acompanhamento e soltura.
Espécie vulnerável à extinção
Segundo informações do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, a espécie, cujo nome científico é Amazona brasiliensis, só existe na Mata Atlântica. O pássaro pode ser visto desde o litoral sul de São Paulo até o litoral do Paraná.
A espécie foi impactada pela destruição de seu habitat natural e pela captura ilegal de filhotes. Por isso, há muitos anos, o papagaio-de-cara-roxa está na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção na categoria Vulnerável, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara roxa existe para manter os animais na natureza. O projeto ressalta que a venda e compra desta espécie é crime ambiental, podendo caracterizar inclusive tráfico de animais, sujeito a multa e prisões, conforme a Lei nº 9.605/98.