Uma equipe da Polícia Militar Ambiental resgatou uma jiboia de 2,5 metros de comprimento flagrada 'passeando' pelo entorno de uma capela em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Moradores do Sítio Galvão, na área rural do município, acionaram a corporação após avistarem o animal em uma área de vegetação próxima à Capela de Santo Expedito na última quinta-feira, 2, informou a PM.
O tamanho do animal mobilizou uma pequena operação para que os policiais pudessem retirá-lo com segurança do local. De lá, a cobra foi encaminhada para a ONG BiodiverSe, onde passará por triagem e, assim, poder ser devolvida à natureza.
A serpente é da espécie Boa constrictor, que pode chegar a um tamanho de até 4 metros de comprimento. Apesar da mordida dolorida, a jiboia não é peçonhenta e não consegue se alimentar de animais de grande porte.
"A jiboia, entre outros animais silvestres, é prejudicado por causa do desmatamento das florestas, as queimadas acabam com as suas fontes de alimentos, favorecendo o aumento desses animais na zona urbana", disse a PM.