Prefeito de Canoas diz que fake news sobre tragédia no RS prejudicaram doações

Jairo Jorge (PSD) afirmou que as notícias falsas fazem parte de "um propósito político" para "desconstruir o papel do Estado"

21 mai 2024 - 17h13
(atualizado às 18h50)
Vista de Canoas, no Rio Grande do Sul, com as ruas tomadas pelas águas. Registro de segunda-feira, 6
Vista de Canoas, no Rio Grande do Sul, com as ruas tomadas pelas águas. Registro de segunda-feira, 6
Foto: Reprodução/REUTERS/Amanda Perobelli

Jairo Jorge (PSD), prefeito de Canoas, uma das regiões mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, afirmou nesta terça-feira, 21, que as fake news sobre as enchentes prejudicaram as doações ao Estado e fazem parte de "um propósito político" para "desconstruir o papel do Estado".

"Eu sou um político de centro, sempre tive uma boa relação com o setor empresarial. Então, se criou esse factoide, não só comigo, mas com outros prefeitos também, com o próprio governador Eduardo Leite e o presidente Lula também. Eu sou prefeito de todos aqui, não só de quem votou em mim. E eu dialogo com todos", disse em entrevista à Veja.

Publicidade

"Quando era o presidente Bolsonaro, eu dialoguei e sempre o respeitei. Assim como eu respeito também o presidente Lula porque ele foi eleito democraticamente. O governador Eduardo Leite também foi eleito pelo povo. Cabe a mim, como prefeito de todos os cidadãos, me relacionar e dialogar. Tenho excelente relação com o ministro (Paulo) Pimenta, com o ministro Fernando Haddad”, completou.

Para conter a disseminação de notícias falsas que vêm atrapalhando os trabalhos no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mobilizou sua equipe para encontrar maneiras de responsabilizar quem propaga esses conteúdos.

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, enviou um ofício ao Ministério da Justiça listando perfis que supostamente compartilharam conteúdo falso sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, a Polícia Federal iniciou uma investigação sobre o caso.

Entre as notícias falsas que já circularam pela internet estão informações mentirosas de que o governo havia se mobilizado para multar barqueiros que fazem o resgate das vítimas. Outras fake news incluem a de que o governo federal teria patrocinado o show da Madonna no Rio de Janeiro.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações