O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) derrubou a comporta 3, localizada na Avenida Mauá, no centro histórico de Porto Alegre (RS), para escoar a água. Ação realizada na tarde desta sexta-feira, 17, foi possível por conta da redução do nível do Guaíba.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, as comportas da cidade estão fechadas desde o dia 2, com o objetivo de conter o avanço das águas em uma área maior da cidade.
“Com a diminuição do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre a água da Avenida Mauá em relação ao Cais, por isso conseguimos retirar a comporta e dar maior vazão ao fluxo", explica o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.
Segundo boletim atualizado da Defesa Civil do Estado, às 17h desta sexta-feira, o nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, estava a 4,62 metros. Ontem, quinta-feira, 16, ele estava em 4,86 metros no mesmo horário.
Situação no RS
Até 18h desta sexta-feira, foram confirmados 154 óbitos em decorrência da tragédia socioambiental no Rio Grande do Sul. Já são mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas, mais de 530 mil desalojadas, 803 feridas e 94 que continuam desaparecidas. Há também 78 mil pessoas em abrigos, e 12 mil animais foram resgatados. No total, mais de 82 mil pessoas já foram resgatadas.