O maior gato do mundo pertence à raça Maine Coon e vive na Itália, com 120 cm de comprimento. Existem outros candidatos da mesma raça disputando o título.
Acredita-se que existam em todo o mundo mais de meio bilhão de gatos domésticos, que fazem a alegria de quem ama ter os bichinhos peludos como animais de estimação.
Porém, uma raça de gato entre as cerca de 40 raças que existem chama oficialmente a atenção pelo tamanho de seus exemplares.
- Leia também: 8 semelhanças incríveis entre o gato e o tigre
Apesar da falta de registros relacionados ao passado da raça felina, existem teorias que ajudam a explicar como o tamanho passou a ser um diferencial para esses gatos, que surgiram nos Estados Unidos na metade do século XIX.
Atualmente, o maior animal vivo está na Itália, mas existe um gato brasileiro que pode ser considerado como o maior do mundo.
Qual é o maior gato do mundo?
O maior gato do mundo atualmente é da raça Maine Coon, atende pelo nome de Barivel e vive na cidade de Vigevano, na Itália.
O pet gigante nasceu em setembro de 2016 e dois anos depois, em 2018, foi reconhecido oficialmente pelo Guinness World Records, o livro de recordes mundiais, como maior gato doméstico ainda vivo, com impressionantes 120 cm de comprimento entre as patas traseiras e as orelhas.
O “gatinho” italiano quase se aproxima do recordista classificado como o maior gato doméstico que já existiu: trata-se de Stewie, gato também da raça Maine Coon que tinha 123 cm de comprimento (sendo 41,5 cm apenas de cauda) e que faleceu em 2013. Ele vivia no estado norte-americano de Nevada.
Além disso, existe outro candidato da mesma raça que pode assumir o título de maior gato do mundo. É o Xartrux, que vive em Jaú, no interior paulista, que tem seis anos de idade e mede, atualmente, 1,30 cm de comprimento.O gato de 11 quilos foi inscrito no Guinness World Records em 2022, quando media 1,26 cm – maior, portanto, do atual recordista.
Outras raças felinas que costumam produzir grandes gatos são:
- Savannah, híbrido entre gatos domésticos e uma espécie selvagem africana chamada serval;
- Ragdoll, raça gerada por criadores de gatos nos EUA na década de 1960;
- Norueguês da Floresta, nativo do país europeu e adaptado ao clima frio da região.
Quais são as características do Maine Coon?
A raça Maine Coon é facilmente reconhecida pelos gatos maiores do que o normal, já que seus indivíduos costumam ter, em média, comprimento entre 48 a 110 cm e altura de 25 cm a 41 cm. O tamanho faz com que o peso do gato da raça varie entre 7 e 10 km, com indivíduos superando os 11 kg, como é o caso de Xartrux.
Os machos costumam ser maiores do que as fêmeas e a expectativa de vida do Maine Coon está na faixa de 15 a 20 anos, sendo superior à média de outras raças felinas. Além disso, o crescimento dos indivíduos da raça ocorre até os 3 anos de idade, triplicando o crescimento no 1º ano de vida característico de outras raças de gato.
Qual a origem do Maine Coon?
O Maine Coon tem origem nos Estados Unidos, especificamente no estado do Maine, que concede parte do nome para a raça. Além disso, existem teorias que afirmam que o gato é resultado do cruzamento entre espécies domésticas selvagens e guaxinins (racoon, em inglês, o que explicaria o restante do nome da raça felina).
Outra explicação para o surgimento da raça, que aconteceu na década de 1850, foi o cruzamento de espécies felinas nativas, de pelo curto, com gatos europeus de pelo longo, introduzidos no território dos EUA a partir de viagens que saíram da Europa.
Quais são as cores do Maine Coon?
Os gatos Maine Coon costumam ter cores em tons de marrom e cinza, como os recordistas em tamanho já catalogados. Também é possível alguns indivíduos terem cores como o branco, o preto e o amarelo.
Quais os cuidados com o gato Maine Coon?
Exemplares da raça Maine Coon exigem cuidados específicos, graças ao tamanho e à pelagem densa. Entre as principais rotinas de cuidado, estão:
- Escovar a pelagem do gato diariamente, para evitar embaraços que machuquem a pele do animal e para manter os fios sempre saudáveis;
- Dar banho a cada dois meses, já que os longos fios contribuem para o acúmulo de sujeira e para o estresse do gato;
- Manter uma boa rotina de exercícios e atividades físicas, para prevenir o excesso de peso ou mesmo quadros de obesidade, já que a raça é suscetível a esse problema;
- Estabelecer uma alimentação balanceada, para não apenas fornecer os nutrientes necessários ao gato, mas também para evitar a obesidade.
Quanto custa o maior gato do mundo?
A raça Maine Coon, que possui os exemplares registrados como os maiores gatos do mundo, são considerados raros de serem encontrados no Brasil. Por isso, seu valor é elevado e os preços podem variar entre R$ 5,5 mil e R$ 12 mil. Os preços podem variar de acordo com fatores como tamanho e sexo biológico.
Para saber mais curiosidades do mundo animal e sobre outros assuntos relacionados a fauna, flora, meio ambiente e preservação ambiental, acesse os conteúdos do site Terra Planeta!