Fortes rajadas de ventos e chuvas que tomaram a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense foram responsáveis pela queda de árvores, a interdição de vias e a morte de três operarários que trabalhavam em uma obra da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Na quinta-feira, 24, o Centro de Operações do Rio (COR) chegou a registrar ventos de 70 km/h na capital.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em todo o estado, o estrago foi grande: cerca de 140 ocorrências foram reportadas entre quinta e esta sexta-feira, 25. A maioria dos registros são de árvores que foram derrubadas pelos ventos e chegaram a interditar vias por toda a capital e Região Metropolitana.
No Rio, o COR identificou a queda de árvores na Zona Sul carioca. Em Copacabana, três trechos foram interditados após ocorrências na Avenida Rainha Elisabeth, na Avenida Prado Júnior e na Rua Souza Lima. Até às 10h40 de sexta, apenas o trecho da Rua Souza Lima não tinha sido liberado.
Segundo o Centro de Operações do Rio, ventos registrados na estação Forte de Copacabana chegaram a rajadas de 56,5km/h.
No bairro da Lagoa também houve o registro da queda de uma árvore na quinta-feira, o que interditou trechos da Avenida Borges de Medeiros, sentido Ipanema. No entanto, na manhã desta sexta, a via já tinha sido liberada.
Estragos na Baixada Fluminense
Na Baixada Fluminense, o impacto dos ventos fortes e das chuvas foi ainda maior. Em Nova Iguaçu, três operários morreram no desabamento de um muro durante um vendaval. Os trabalhadores atuavam em uma empresa que presta serviços para a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
Com os ventos, o Navio Mercante Abreu e Lima, que estava em manutenção na Ilha do Governador, chegou a se desprender do cais após o rompimento dos cabos de amarração. A embarcação ficou encalhada a cerca de 200 metros do estaleiro.
Segundo o Alerta Rio, o céu nesta sexta-feira estará passando de nublado a encoberto a partir do período da tarde, com ocorrência de pancadas de chuva moderadas e fortes, acompanhadas de raios. As temperaturas seguirão elevadas em relação ao dia anterior, com máxima de 36ºC.
Para esta sexta-feira, 25, a previsão é de mais pancadas de chuva e rajadas de vento. Conforme o Alerta Rio, "o céu estará passando de nublado a encoberto a partir do período da tarde, com ocorrência de pancadas de chuva moderada/fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento".
As chuvas e a ventania, no entanto, não diminuem as temperaturas na capital e em toda Região Metropolitana. Segundo o boletim, as máximas serão de 37°C.
Como agir em meio ao temporal
O Alerta Rio publicou alfgumas recomendações para os moradores do Rio de Janeiro não correrem perigo durante a passagem de ventos fortes.
Em casa:
- Feche portas e janelas;
- Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre;
- Feche o registro de gás;
- Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair;
- Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios
Na rua:
- Não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas;
- Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar;
- Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
- Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida