Raro, filhote de veado albino é flagrado em campo no Pantanal; veja vídeo

As cores dos animais são parte de estratégias de sobrevivência na natureza, o que pode dificultar a obrevivência de albinos

22 nov 2023 - 17h13
Os animais ficaram perto do grupo o suficiente para serem filmados
Os animais ficaram perto do grupo o suficiente para serem filmados
Foto: Reprodução/ Instagram

Um registro de um veado campeiro albino ganhou a atenção da internet essa semana. O vídeo foi feito pelo biólogo Gustavo Figueirôa durante um safari pantaneiro realizado na fazenda Caiman, em Miranda (MS) e publicado em outubro. 

A proposta do passeio era avistar onças-pintadas, mas o que surpreendeu foi o avistamento do veado albino.

Publicidade

"O veado campeiro é uma espécie que não é comum de ser vista fora do Brasil, apesar da espécie ocorrer em vários biomas, ela é ameaçada em vários biomas, mas no Pantanal a gente consegue ver com uma certa facilidade em alguns lugares né! Porém, um veado albino é raríssimo!", declarou o biólogo em entrevista  a TV Morena, afiliada da Rede Globo. 

Por cerca de dois minutos, os animais andaram pelo campo, tempo suficiente para filmar e fotografar a aparição. Para o Figueirôa, a aparição é considerada raríssima.

"Um veado albino é a primeira vez que eu já ouvi falar. O pessoal da fazenda que mora lá há anos, vários pantaneiros que moram no Pantanal nunca tinham visto. Conversei com uma especialista que também trabalhou com albinismo entre as espécies de cervos. A especialista já registrou isso em outros locais, mas no Pantanal nunca tinha ouvido falar", disse. 

Ainda segundo o especialista, as cores dos animais são parte de estratégias de sobrevivência na natureza, como a camuflagem, por exemplo, o que pode dificultar a sobrevivência de albinos. 

Publicidade

"Encontrar um animal albino já é muito raro, e um animal que ele não é tão filhotinho assim, já é meio crescidinho. Então, dá pra ver que ele já passou alguns meses sobrevivendo mesmo com essa condição de albinismo", afirma. 

Veja o vídeo:

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações