Relatório da ONU aponta que nível do mar pode aumentar em 21 centímetros em duas cidades do Rio de Janeiro até 2050

Elevação do nível dos mares é fenômeno que ocorrerá em várias cidades costeiras pelo mundo

27 ago 2024 - 18h35
(atualizado às 18h59)
António Guterres é secretário-geral das Nações Unidades (ONU)
António Guterres é secretário-geral das Nações Unidades (ONU)
Foto: UNIS Vienna/Lilia Jiménez-Ertl

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), alertou para a elevação do nível dos mares em âmbito internacional. Em relatório apresentado nesta terça-feira, 27, Guterres apontou que duas cidades no Rio de Janeiro serão afetadas diretamente por esta elevação do nível do mar, sendo elas, os municípios do Rio de Janeiro e Atafona, no distrito de São João da Barra. 

Segundo o documento, o fenômeno se dará nas principais cidades costeiras em países que integram o G20 e em pequenos países insulares em desenvolvimento do Pacífico. De acordo com a ONU, o aumento do nível do mar deve chegar a 21 centímetros até 2050.

Publicidade

Até o momento, este aumento já foi de 13 centímetros. "A elevação dos mares é uma crise inteiramente criada pela humanidade. O mundo deve agir e responder ao pedido de ajuda antes que seja tarde demais", disse Guterres. 

Além disso, a ONU explicou que ilhas do Pacífico são "excepcionalmente expostas" a este fenômeno, tendo em vista que as temperaturas nos mares da região sobem mais rapidamente do que a média mundial.

Entre os perigos que esta elevação do nível dos mares pode ocasionar está a amplificação de marés de tempestade. Ou seja, as regiões costeiras estarão mais suscetíveis a inundações. 

De acordo com o relatório, infraestruturas podem ser abaladas com as inundações, além de ocorrer a interferência de água salgada em aquíferos e rios, o que também acabaria atingindo a economia destas regiões.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações