Rio de Janeiro atinge 'Nível de Calor 3' pela segunda vez; previsão máxima é de 36ºC

Primeira onda de calor foi registrada no final de novembro

6 dez 2024 - 14h10
(atualizado às 14h56)
Visão aérea da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, em dia de calor
Visão aérea da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, em dia de calor
Foto: Getty Images

O Rio de Janeiro atingiu pela segunda vez o Nível de Calor 3 (NC3) nesta sexta-feira, 6, por volta das 12h30. Esta é a segunda vez que o fenômeno ocorre no Estado. A primeira foi registrada em 28 de novembro, o dia mais quente do ano, quando a temperatura máxima chegou a 40,4ºC.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), o NC3 é registrado quando há índices de calor alto (de 36ºC a 40ºC) com previsão de permanência - ou aumento da temperatura - por, ao menos, três dias consecutivos. 

Publicidade

Na manhã desta sexta-feira, o COR já havia informado que a cidade do Rio de Janeiro entrou em Nível de Calor 2 (NC2). Os níveis de calor foram criados em junho deste ano pelo Centro de Operações como uma forma de conscientizar a população sobre como agir em ondas de calor. 

"Nesta sexta-feira, o tempo na cidade do Rio de Janeiro será influenciado por um sistema de alta pressão. Desta forma, o céu estará claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. As temperaturas estarão em elevação, com máxima prevista de 36°C", diz.

O NC3 é o nível que antecede os dois níveis considerados mais críticos de calor. Segundo o COR, é importante que a população aumente a ingestão de água ou sucos de frutas naturais, além de optar por roupas leves e frescas. Veja as recomendações:

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
  • Utilize roupas leves e frescas;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
  • A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se