O rio Taquari, na Região dos Vales, uma das áreas mais afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, subiu 6 metros em 24 horas segundo medição da Defesa Civil de Estrela. O patamar estava em 19,24 metros às 19h do sábado, 11, e a cota de inundação na cidade de Estrela é de 19 metros.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
É esperado que a água do rio continue subindo, podendo chegar a 24 metros. A medição realizada no início do mês pelo Serviço Geológico do Brasil mostrou que o nível do Taquari chegou a 31,2 metros em Estrela e Lajeado, a maior marca já registrada na história.
Os moradores das áreas próximas foram orientados pela Defesa Civil e governo do RS a deixarem suas casas e buscar abrigo em local seguro.
Outros alertas foram emitidos para este domingo, 12, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden). O órgão alerta para as consequências das fortes chuvas que caem sobre a região neste fim de semana, e que podem causar alagamentos ou até deslizamentos de terra e desabamentos.
Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes e temporais que atingem o Rio Grande do Sul até o momento. A Defesa Civil do estado informou na manhã deste domingo, 12, que o número de mortos é de 143 e 125 estão desaparecidos.
Patamares do Rio Taquari (Estrela)
- Cota de atenção: 15 metros
- Cota de alerta: 17 metros
- Cota de inundação: 19 metros