O cenário é de destruição em Triunfo, cidade na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na cidade, que foi atingida por enchentes com a alta do Rio Taquari, cerca de 3,7 mil imóveis foram atingidos – e, destes, 150 ficaram destruídos. Nesta sexta-feira, 31, após a água baixar, foi possível encontrar casas ‘fora do lugar’, tendo sido desconectadas de suas fundações.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em um dos casos, como mostrou reportagem da RBS TV, da Rede Globo, uma casa tombou e ficou ‘de lado’. Já outra casa, por exemplo, teve sua parede presa no topo de uma árvore.
Segundo informações do jornal, 8 mil pessoas da cidade foram desalojadas por conta da tragédia socioambiental. No momento, cerca de 250 seguem em abrigos por não poderem retornar a suas casas, nem ficar na casa de vizinhos ou conhecidos. O município conta com cerca de 30 mil habitantes.
Situação no RS
Em boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul às 9h desta sexta, 31, foram contabilizadas mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas pela tragédia no Estado. Dessas, 580 mil seguem desalojadas e 39,5 mil em abrigos.
No total, foram 473 municípios afetados e 169 óbitos confirmados. Mais de 77,7 mil pessoas já foram resgatadas e 44 seguem desaparecidas.