Comunidade pesqueira canadense teme explosão de baleia azul

29 abr 2014 - 18h14

Uma pequena comunidade de pescadores na província insular de Newfoundland, no Canadá, enfrentou uma ameaça incomum nesta terça-feira: uma gigantesca baleia-azul foi parar em sua costa e corre o risco de explodir.

O enorme mamífero é uma das nove baleias azuis ameaçadas que se acredita que tenham morrido sob o gelo maciço na costa atlântica canadense, algumas semanas atrás.

Publicidade

A baleia foi parar nas rochas na sexta-feira, logo abaixo do píer em Trout River, atraindo a atenção de multidões de espectadores fascinados e autoridades que tentavam lidar com a situação.

"Está encalhada na nossa praia e se enchendo de gás (metano) e existe a preocupação de que possa explodir", declarou a administradora da cidade, Emily Butler, à AFP.

"Alguém me disse que só poderia explodir se a carcaça for perfurada ou cortada", disse. "Segurança é uma questão com a qual nos preocupamos, mas se explodir ou não, como nossas temperaturas estão subindo, haverá um cheiro horrível à medida que este animal se decompõe", prosseguiu.

A baleia tem 25 metros de comprimento e poderia pesar até 180 toneladas. Segundo imagens da mídia canadense, parece ter inchado mais de duas vezes a sua circunferência normal.

Publicidade

Butler disse que a cidade de mais de 600 pessoas não tem os recursos para lidar, sozinha e com segurança, com a carcaça do animal.

Enquanto isso, as agências federal e provincial, se recusaram a se envolver, afirmando que deveria ser deixada para se decompor sozinha, alertando para que não seja arrastada para o mar, onde uma carcaça flutuante poderia virar um risco para a navegação.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações