EUA estão preocupados com impacto de incêndios na Amazônia

Fontes do alto escalão da Casa Branca afirmam que país está acompanhando a situação, mas governo americano ainda não se manifestou oficialmente

23 ago 2019 - 17h14
(atualizado às 17h21)

O governo dos Estados Unidos está "preocupado" com as queimadas na Amazônia. Uma fonte do alto escalão do governo afirmou que o país "está preocupado com o impacto dos incêndios na Floresta Amazônica nas comunidades, na biodiversidade e nos recursos naturais do Brasil e da região".

Até o momento, não há nota oficial dos americanos sobre o assunto. O posicionamento do governo Donald Trump era aguardado, depois de outras nações já terem emitido notas em sinal de preocupação com o tema. Desde que tomou posse, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) tem feito um movimento de aproximação com o presidente americano.

Publicidade

Líderes europeus, como o presidente da França, Emmanuel Macron, planejam discutir o tema no G-7, grupo das nações mais ricas formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Questionada, a Casa Branca ainda não se respondeu se Trump está disposto a debater o assunto com os europeus neste fim de semana, na França.

Trump tem se mantido em lado oposto aos europeus no debate sobre a proteção ambiental. Ele retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris e, em junho, durante o G-20, mais uma vez se manteve isolado diante da renovação de compromisso dos demais países em tomar medidas para conter a mudança climática.

Veja mais:

Cientistas criam software capaz de detectar fake news
Video Player
Trump critica FED após promessa de manter expansão nos EUA
Trump critica FED após promessa de manter expansão nos EUA
Foto: EPA / Ansa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações