Segundo a TV estatal Yle, a nova coalizão governamental planeja o uso em larga escala dos equinos como fonte renovável de energia. Uma companhia de energia já está tentando criar um biocombustível feito da mistura do esterco de cavalos e resíduos à base de madeira, que então é queimada para produzir energia.
Segundo a empresa Fortum, o esterco produzido por três cavalos em um ano seria suficiente para aquecer a casa de uma família durante o mesmo período.
Siga o Terra Notícias no Twitter
E com 77 mil cavalos na Finlândia, a estimativa é de que mais de 20 mil casas poderiam ser abastecidas completamente por esse novo tipo de biocombustível.
Ministros finlandeses já demonstraram interesse que o país pare de usar carvão e reduza o consumo de petróleo importado na próxima década.
Para concretizar o plano, no entanto, seria necessário encontrar novas fontes energéticas.
Segundo a Yle, usar o esterco dos cavalos para produzir energia solucionaria um crescente problema para os estábulos ─ como se livrar das fezes dos equinos.
No país, o uso do esterco de cavalos como adubo é proibido em áreas que levam a córregos e em breve os proprietários desses animais não poderá descartá-lo em aterros sanitários.
A Finlândia proibiu, a partir do ano que vem, o descarte de lixo orgânico em aterros sanitários.