Temperatura deve cair mais de 5ºC com chuvas nesta semana; veja previsão

Avanço de frente fria pelo Brasil traz temporais em diversas regiões

22 jan 2024 - 14h10
Resumo
Uma frente fria deve avançar pelo Brasil nesta semana, ocasionando chuvas volumosas especificamente na Bahia, Piauí e Ceará, acompanhadas de uma queda na temperatura.
Pedestres enfrentam chuva forte na região central da cidade de São Paulo na tarde deste domingo, 21 de janeiro de 2024
Pedestres enfrentam chuva forte na região central da cidade de São Paulo na tarde deste domingo, 21 de janeiro de 2024
Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma frente fria deve avançar pelo Brasil nesta semana, que deve ter tempo mais instável, temperaturas até 5ºC mais baixas e temporais. As chuvas avançam para o interior do país, causando tempestades no Centro-Oeste e Nordeste.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira, 22, os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais e Distrito Federal.

Publicidade

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – fenômeno típico do verão que causa o encontro de ventos na região do Equador – é a principal causa das chuvas em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.

Acumulado de chuva entre os dias 19/01/2024 a 26/01/2024 às 06:00 UTC (3 horas – hora de Brasília) pelo modelo Cosmo 7 km.
Foto: Divulgação/Inmet

Devido a este fenômeno, boa parte do Nordeste brasileiro terá chuva volumosa nesta semana, com expectativa de acumulados acima de 100 mm, raios e rajadas de vento.

A chuva será mais intensa nos estados da Bahia, Piauí e Ceará, mudando totalmente o tempo seco e quente registrado na última semana, apesar da possibilidade de causar transtornos. A umidade do solo deve aumentar.

Norte e Sul do país

Há previsão de chuva também para o Sul e para o Norte do Brasil ao longo desta semana, conforme o Climatempo. As pancadas de chuva devem ser mais isoladas, diferente das outras regiões do país.

Publicidade

Além da ZCIT, outro sistema meteorológico previsto é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacs), que contribui para que o tempo continue instável. Este sistema é responsável pela formação de nuvens extensas entre o Norte até o Sudeste do país, trazendo instabilidade e muita chuva.

A Zacs deve começar a se formar nesta terça-feira, 23, e os efeitos podem aparecer a partir de quarta-feira, 24.

A chuva é esperada no sudeste de Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo.

Temperaturas mais amenas

A frente fria trará temperaturas mais amenas em boa parte do Brasil ao longo da semana. No Sudeste, onde cidades chegaram a 39,5ºC na última semana, por exemplo, a temperatura máxima não deve passar de 30ºC.

A mesma previsão vale para o Centro-Oeste e Nordeste, que tiveram registros de 36ºC na última semana em capitais, e nos próximos dias devem ter temperatura aproximada de 30ºC.

Publicidade

Paraná e Rio Grande do Sul também terão dias menos quentes, com os termômetros marcando cerca de 27ºC nos próximos dias. Em Santa Catarina, as máximas podem chegar a 30ºC.

Na região Norte, a expectativa é que o calor se mantenha em 35ºC, aproximadamente.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações