Uma frente fria deve avançar pelo Brasil nesta semana, ocasionando chuvas volumosas especificamente na Bahia, Piauí e Ceará, acompanhadas de uma queda na temperatura.
Uma frente fria deve avançar pelo Brasil nesta semana, que deve ter tempo mais instável, temperaturas até 5ºC mais baixas e temporais. As chuvas avançam para o interior do país, causando tempestades no Centro-Oeste e Nordeste.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira, 22, os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais e Distrito Federal.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – fenômeno típico do verão que causa o encontro de ventos na região do Equador – é a principal causa das chuvas em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
Devido a este fenômeno, boa parte do Nordeste brasileiro terá chuva volumosa nesta semana, com expectativa de acumulados acima de 100 mm, raios e rajadas de vento.
A chuva será mais intensa nos estados da Bahia, Piauí e Ceará, mudando totalmente o tempo seco e quente registrado na última semana, apesar da possibilidade de causar transtornos. A umidade do solo deve aumentar.
Norte e Sul do país
Há previsão de chuva também para o Sul e para o Norte do Brasil ao longo desta semana, conforme o Climatempo. As pancadas de chuva devem ser mais isoladas, diferente das outras regiões do país.
Além da ZCIT, outro sistema meteorológico previsto é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacs), que contribui para que o tempo continue instável. Este sistema é responsável pela formação de nuvens extensas entre o Norte até o Sudeste do país, trazendo instabilidade e muita chuva.
A Zacs deve começar a se formar nesta terça-feira, 23, e os efeitos podem aparecer a partir de quarta-feira, 24.
A chuva é esperada no sudeste de Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo.
Temperaturas mais amenas
A frente fria trará temperaturas mais amenas em boa parte do Brasil ao longo da semana. No Sudeste, onde cidades chegaram a 39,5ºC na última semana, por exemplo, a temperatura máxima não deve passar de 30ºC.
A mesma previsão vale para o Centro-Oeste e Nordeste, que tiveram registros de 36ºC na última semana em capitais, e nos próximos dias devem ter temperatura aproximada de 30ºC.
Paraná e Rio Grande do Sul também terão dias menos quentes, com os termômetros marcando cerca de 27ºC nos próximos dias. Em Santa Catarina, as máximas podem chegar a 30ºC.
Na região Norte, a expectativa é que o calor se mantenha em 35ºC, aproximadamente.