Um perfil no Instagram está divulgando nomes e fotos de quem já está abrigado em Canoas, uma das mais de 300 cidades atingidas pelos temporais que assolam o Rio Grande do Sul. O ‘Tô Salvo Canoas’ já conta com mais de 34 mil seguidores e, ao publicar fotos de pessoas alojadas em abrigos da região, recebe dezenas de comentários de pessoas que tentam encontrar amigos, familiares e conhecidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Conforme divulgado pela Prefeitura de Canoas neste sábado, 4, a estimativa é de que mais de 7500 pessoas já estejam em cerca de 30 pontos de acolhimento do município.
“A força do voluntariado é muito importante para ajudar nos pontos de acolhimento, pois eles ajudarão em tarefas como o preparo das refeições e a organização da estrutura. Entre os itens que há necessidade de reforço de doações está o de lanternas com pilha, colchões, roupas de cama, cobertores, itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, entre outros”, reforça a prefeitura.
Ajuda
A prefeitura de Canoas está aceitando doações por PIX, pela chave sos@canoas.rs.gov.br. Já a Central de Doação da cidade está funcionando na Cassol Centerlar – Av. Farroupilha, 5775, Marechal Rondon.
Além disso, pedidos de resgate em Canoas devem ser feitos por meio do telefone (51) 9 8255-0947, ou pela Central de Salvamentos da Defesa Civil pelo número de WhatsApp (51) 3236-2000.
Tragédia no Rio Grande do Sul
Mais de meio milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul. O boletim da Defesa Civil, divulgado às 18h deste sábado, confirmou a morte de 55 pessoas em decorrência dos temporais. Outros sete óbitos estão em investigação. No momento, são contabilizados 107 feridos e 74 desaparecidos.
Às 19h, a Defesa Civil também emitiu um alerta de inundação severa para a Região Metropolitana. “Evacue imediatamente áreas de risco, busque locais seguros. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade a respeito de abrigos públicos, rotas de fuga e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Em caso de emergência ligue 190/193”, reforça, em nota.
Ainda segundo as atualizações do Rio Grande do Sul, dos 497 municípios do Estado, pelo menos 317 sofreram alguma consequência das fortes chuvas, que tiveram início no fim de abril. Ao todo, há 67 mil pessoas desalojadas e cerca de 13 mil estão em abrigos.
A Defesa Civil de RS alterou a forma de divulgação das mortes nesta tarde. Na manhã deste sábado, o boletim oficial informou terem sido contabilizadas 57 mortes. O número 'reduziu' pois, agora, são contabilizados separadamente os óbitos confirmados em decorrência dos temporais e os que seguem em investigação, para que a causa seja determinada.
Confira os detalhes do boletim na íntegra:
Municípios afetados: 317
Pessoas em abrigos: 13.324
Desalojados: 69.242
Afetados: 510.585
Feridos: 107
Desaparecidos: 74
Óbitos confirmados: 55
Óbitos em investigação: 7