Um tsunami meteorológico arrastou carros e assustou frequentadores da praia do Cardoso em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde deste sábado, 11.
Segundo a Defesa Civil, que confirmou a ocorrência, o fenômeno é incomum e "de difícil previsão". As informações são da NSC TV, afiliada da TV Globo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
Pescadores da região relataram que a mudança no tempo foi repentina, com a maré subindo rapidamente, por volta das 16h.
Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência.
"As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia", detalha nota do órgão.
Causado por fatores meteorológicos, o tsunami meteorológico é diferente do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior.