Um tubarão branco de 4,5 metros foi encontrado em uma praia na África do Sul. Pouco antes de ser predado por um animal maior, uma baleia orca, ele tinha acabado de engolir um golfinho. O caso chamou atenção, pois demonstra com clareza como funciona a cadeia alimentar nas profundezas do oceano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O tubarão foi visto em 29 de maio de 2024, na região costeira do Cabo Oriental, próximo da foz do rio Nyara. De acordo com a bióloga marinha Alison Towner, consultada pelo The New York Post, os caçadores já tinham roubado os dentes do animal.
Em fotos divulgadas pelo jornal, é possível identificar a carcaça do tubarão praticamente intacta. Na região abdominal, possivelmente aberta pelos coletores de dentes, encontra-se um golfinho de aproximadamente 1,80 m. Acredita-se que ele tenha sido predado pouco tempo antes da morte do animal, visto que estava em estágio pouco avançado de decomposição.
Em laboratório, após analisar as marcas de dentes que predaram o tubarão, Alison Towner concluiu que o animal foi morto por uma baleia, possivelmente uma orca.
"Confirmo, pela primeira vez, a predação de uma baleia assassina sobre um tubarão branco no Cabo Oriental”, disse ela, chamando o episódio de "observação significativa”. Ainda segundo a bióloga, por conta dos dentes roubados, o tubarão teve sua carcaça muito danificada e, por isso, não poderá ser doado para se tornar acervo em um museu.