Um cachorro amordaçado e em situação de maus-tratos foi resgatado em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 30. O animal, que apresentava machucados e sinais de desnutrição, foi socorrido após denúncia de moradores do bairrro.
As informações são da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Volta Redonda que atuou no resgate junto a Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda (SPA-VR).
Após o salvamento, o cachorro foi foi encaminhado diretamente para uma clínica veterinária, no bairro Aterrado, onde ecebe os cuidados necessários, como consulta, alimentação e exames. A SPA também assumiu, provisoriamente, a tutela do animal e pede doações. A expectativa é que o animal seja colocado em breve para adoção responsável.
A pasta agora busca identificar o tutor do bicho que pode responder pelo crime de abandono. Quem tiver informações sobre o caso pode fazer a denúncia para aCoordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Volta Redonda pelos telefones (24) 3350-7314 ou 3350-7123. As ligações são anônimas.
“É importante que a população nos ajude denunciando casos de abandono e também de maus-tratos, só assim podemos mudar esse cenário. Além disso, ressaltamos que a prefeitura não possui abrigo, sendo importante a iniciativa de moradores auxiliando com lares temporários para um animal nessa situação”, disse Ana Andrade, coordenadora de Proteção e Bem-estar Animal da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente.