Comer pão
Não é possível comer pão no espaço. E o motivo é simples: quando comemos esse tipo de alimento, migalhas se soltam. Mas se na Terra, só precisamos varrer depois, no espaço, as migalhas flutuam e podem danificar equipamentos.
Foto: Pixabay
Sem cheiro nem sabor dos alimentos
Líquidos do corpo passam a se mover de forma diferente no espaço. Eles vão para a cabeça e preenchem os tubos nasais, o que faz com que os astronautas nem sintam cheiro nem gosto dos alimentos.
Foto: Pixabay
Usar condimentos como sal
Pela mesma razão, também não é possível usar sal ou outros condimentos para temperar as comidas. Para temperar as comidas, então, eles têm que usar temperos líquidos.
Foto: Pixabay
Tomar álcool
Essa proibição depende da nacionalidade. Enquanto astronautas americanos são proibidos de beber álcool, os russos são até incentivados, pois acreditam que conhaque melhora o sistema imunológico.
Foto: Pixabay
Ter relações íntímas
Não é possível manter relações íntimas no espaço porque são regras morais estabelecidas pela ISS. Eles também praticamente não têm momentos de privacidade, o que torna impossível.
Foto: Portal EdiCase
Chorar
Sem gravidade, nossas lágrimas não descem. Elas apenas vão formando uma bolha que se torna grande o suficiente para se soltar dos olhos.
Foto: Pixabay
Tomar banho quente
A água dos chuveiros precisa da gravidade para descer, por isso esses objetos não existem no espaço. Ela também precisa ser usada de forma eficiente, e por vezes eles precisam usar a água destilada da umidade do ar.
Foto: Pixabay
Fazer cocô em um vaso sanitário
Você já pode ter ficado em dúvida em como acontecia o descarte de fezes. E, bem, é uma luta: a cabine para isso é pequena, sem portas, com apenas uma cortina, o buraco é pequeno e ainda há risco de o cocô ficar flutuando por aí.
Foto: Pixabay
Usar caneta esferográfica
Canetas esferográficas precisam da gravidade para que a tinta desça e atinja o papel. Por isso, não é possível usá-las no espaço. Ao invés disso, são usadas caneta com cartucho pressurizado com nitrogênio.
Foto: Pixabay
Ter um sono saudável
É impossível ter um sono saudável no espaço porque em 24 horas, eles vivem 15 pores-do-sol. Na Terra, se nos orientamos muitas vezes pela luz, eles não podem fazer o mesmo.
Foto: Adobe Stock
Siga o Byte!
Quer saber mais sobre novidades do espaço? Vem com a gente!
Foto: Pixabay